BUSINESS TO CONSUMER(B2C) NEGÓCIOS A CONSUMIDOR
Business to consumer (B2C) é o segmento dentro do comércio eletrônico que abrange qualquer transação em que uma companhia ou organização vende seus produtos ou serviços para as pessoas que navegam pela Internet. Esse segmento se assemelha muito com as lojas que fazem venda direta o consumidor (varejo) através de catálogos.
A grande diferença é que com o B2C on line é possível comprar sem sair de casa, conseguindo às vezes preços melhores, pois dependendo do produto comercializado, a infraestrutura utilizada com a logística de entrega integrada a outros fatores, pode haver uma redução no preço dos produtos que oferecem uma margem de lucro maior.
BUSINESS TO BUSINESS (B2B) NEGÓCIOS A NEGÓCIOS
O segmento B2C se apresenta tipicamente na Web na forma de lojas virtuais onde o consumidor pode navegar no site da loja e adquirir bens ofertados pelo site. Alguns exemplos:
Submarino.com.br, americanas.com.br, pontofrio.com.br, etc.
B2B são negócios realizados entre empresas, o termo representa qualquer tipo de relação comercial entre duas empresas, para simplificar, podese comparar o B2B a compra e venda por atacado.
Pode-se encontrar cinco oportunidades que geram modelos de negócios diferentes no B2B:
1. Apostar na agregação face à fragmentação do mercado;
2. Apostar em mecanismos de preços dinâmicos face ao preço fixo;
3. Apostar em novos mercados para recursos com fortes flutuações da oferta e da procura;
4. Responder aos desequilíbrios da estrutura empresarial;
5. Oferecer plataformas que permitam uma gestão integrada de toda a cadeia de valores (Ex.: o ERP).
ECOMMERCE DO TIPO CONSUMIDOR A CONSUMIDOR(C2C)
Conhecida pelo mundo da Internet como C2C, abreviação simplificada de “Consumer to Consumer”, a transação online realizada entre pessoas físicas é uma espécie de “terceira onda” do comércio eletrônico. No início dos negócios na Internet, predominaram as transações entre empresas; em um segundo momento, assistimos a um forte crescimento das transações entre a empresa e o consumidor, e agora começa a se destacar também o comércio eletrônico realizado diretamente entre pessoas físicas.
Os negócios C2C são realizados por meio de uma plataforma eletrônica na Internet e intermediados por uma empresa que oferece a infraestrutura tecnológica e administrativa. Tanto o comprador quanto o vendedor devem estar cadastrados no sistema e podem ser avaliados por todos os membros da comunidade de negócios pela quantidade de transações que já realizaram e pelas notas que receberam em cada transação, numa espécie de ranking dos bons negociadores.
A realidade é que os negócios C2C caíram no gosto do brasileiro, assim como já ocorre em outros países, e os números apresentados pelo Mercado Livre, no Brasil, deixam isso muito claro.
Mensalmente, cerca de um milhão de transações são concretizadas na plataforma da empresa e, em 2012, a Receita Líquida do grupo nos 13 países onde atua, atingiu US$ 373 milhões, realizadas por mais de 80 milhões de usuários cadastrados. As principais razões para esse crescente sucesso do C2C são: a possibilidade de uma renda extra para quem vende e as ofertas a preços baixos para quem compra, fatores extremamente estimulantes em um país caracterizado cada vez mais por poucos empregos e baixa renda.
fonte: http://www.e-commerce.org.br/artigos/comercioeletronico_C2C.php
fonte: http://www.e-commerce.org.br/artigos/comercioeletronico_C2C.php
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